Skip to main content

Jumper


Jumper é um filme estadunidense de 2008, adaptado de um livro homônimo escrito por Steven Gould em 1992. Foi dirigido por Doug Liman e estrelado por Hayden Christensen. Teve um orçamento de US$ 85 milhões e arrecadou 222.231.186 dólares.
Foi lançado em 14 de fevereiro de 2008 nos Estados Unidos e em Portugal, e em 28 de março de 2008 no Brasil. O filme mostra um homem que é capaz de se teletransportar para qualquer local e é perseguido por uma organização secreta que tem intenção de matá-lo.

David Rice (Hayden Christensen), é um estudante de 15 anos de Ann Arbor, Michigan, que descobre que tem a capacidade de se teletransportar para qualquer lugar. Ele decide deixar o seu pai alcoólatra, William (Michael Rooker), sua mãe Mary (Diane Lane) tendo deixado-o quando tinha cinco anos, e vai para New York, usando seus poderes para roubar um banco. Oito anos depois, David vive uma vida luxuosa em sua cobertura, suas paredes cobertas de fotos de lugares que ele visita diariamente. No entanto, uma pista do assalto ao banco que ele fez quando tinha 15 anos finalmente leva um homem chamado Roland Cox (Samuel L. Jackson) até ele. Roland sabe da habilidade de David e tem a tecnologia para neutralizá-la - uma espécie de arma de eletrochoque. Porém, enquanto Roland acredita que há alguém protegendo David, ele hesita em matá-lo por tempo o suficiente para David fugir. Roland diz para seus companheiros se prepararem nos vários locais que David tem fotografados em suas paredes.

David retorna para Ann Arbor, e procura a sua amiga da escola secundária, Millie (Rachel Bilson). Durante sua conversa, Mark (Teddy Dunn), um outro colega que intimidava David na escola, o reconhece e os dois começam uma briga. Uma vez fora da vista dos observadores, David teletransporta Mark para um cofre de banco em New York e retorna. Ele convida Millie para ir em uma viagem para Roma com ele, e ela aceita. Os dois chegam à cidade e passeiam. David usa suas habilidades para conseguir acesso ao Coliseu quando está fechado, mas é seguido por outro Jumper - nome dado as pessoas que tem a habilidade do teletransporte - Griffin (Jamie Bell), que vinha observando David por algum tempo. Griffin explica que seu teletransporte atraiu atenção e dois homens se aproximam dos dois com armas idênticas as de Roland. A consequente batalha revela tanto o talento de Griffin quanto a habilidade dos caçadores para sentir os teletransportes, mas Griffin acaba vitorioso, dando as boas-vindas à David para "a guerra" com uma breve explicação - os homens são "Paladinos". Paladinos matam Jumpers. Griffin mata eles primeiro.

A batalha havia atraído atenção, então David pega Millie e vai embora, mas eles são surpreendidos passando dos limites pela polícia, e David acaba na cadeia. A mãe dele aparece rapidamente e o ajuda a se libertar, dizendo que ele tem pouco tempo, mas não dá tempo para David fazer perguntas. David vai encontrar Millie, que está muito desconfiada do comportamento dele, mas é incapaz de explicar, e garante que ela estará segura a bordo de um avião de volta para os Estados Unidos enquanto ele vai encontrar Griffin para investigar mais profundamente.

Na toca deserta de Griffin, ele explica a David sobre os Paladinos; eles são fanáticos religiosos fundamentalistas que acreditam que os Jumpers são uma afronta à Deus. Eles têm sido caçadores de Jumpers por séculos - Griffin atribui a inquisição e a caça às bruxas a eles. Parte do seu método para caçar os Jumpers é pegar as pessoas que eles amam também; Griffin tem como missão pessoal matá-los antes que peguem seus pais.

David volta rapidamente para Ann Arbor e encontra seu pai morto; Roland havia usado o aparecimento de Mark no cofre do banco para ligar David à Ann Arbor. Percebendo que Millie não estará segura quando o avião pousar, David pede a ajuda de Griffin para encontrá-la no aeroporto. No entanto, quando chegam lá descobrem que o avião pousou uma hora mais cedo; David se teletransporta para o apartamento de Millie e encontra Roland esperando por ele lá. Antes de Roland possa reagir, David agarra Millie e os dois retornam para a toca de Griffin.

Griffin, que estava se armando para lutar com Roland, está furioso com David. Os Paladinos tem um dispositivo que lhes permite descobrir para onde os Jumpers vão - David havia levado Roland direto para a toca de Griffin. Uma batalha sucede entre os Jumpers e os Paladinos, mas Griffin consegue levar os Paladinos de volta para o apartamente de Millie com um lança-chamas, embora Millie tenha sido capturada também.
Griffin tenta levar uma bomba até o apartamento, mas David tenta impedi-lo e os dois começam uma luta. David acaba emboscando Giffin na Chechênia. Enquanto David vai embora, Griffin afirma que os Jumpers não têm capacidade de salvar seus entes queridos - ele irá morrer se tentar salvá-la.

David vai para o apartamento de Millie e é rapidamente capturado pelos Paladinos. Arriscando sua vida, ele consegue teletransportar todo o apartamento para um rio próximo, incluindo Millie e os Paladinos, mas aparentemente cai inconsciente durante o processo. No entanto, o casal é teletransportado para a livraria onde David fez seu primeiro teletransporte - juntamente com Roland. David se recupera primeiro, agarra Roland e vai com ele para uma caverna acima do Grand Canyon, dizendo para Roland que podia tê-lo levado para um lugar mais perigoso (... com os tubarões), provando que ele não é uma abominação. Algum tempo mais tarde, David e Millie viajam para a casa de Mary, e ele descobre que ela é uma Paladina; quando David tinha cinco anos, ele começou a se teletransportar e ela fugiu para não ter que matar o próprio filho. Ela pede para ele fugir, dando-lhe um pequeno tempo antes de começar a caça-lo. David e Millie vão para um local desconhecido.

Comments

Popular posts from this blog

Feliz dia dos Pais 2

Derek Theler with the gorgeous baby girl who plays Emma (Ali & Suzanne Hartman). Imagens do seriado Baby Daddy

Palavrões

"Uma tarde eu me debrucei em minha cama, lendo um livro interessante. Um vento gostoso entrava pela janela, e eu me divertia, bastante concentrada em meu livro. De repente, comecei a ficar zonza e atordoada com uma barulheira que vinha não sei de onde... Olhei: era a minha tia. Ela havia entrado em meu quarto, xingando e reclamando sem parar. Parecia que o problema era o cão que espalhara lixo pelo jardim. Mas, que engraçado! A impressão que eu tive foi de que minha tia tinha espalhado um saco de lixo no meu quarto, e saído como se nada tivesse acontecido... Imediatamente, lembrei das vezes que falei palavrões. Como é desagradável uma pessoa que reclama de tudo, xinga os outros, pragueja quando algo acontece, diz palavrões! Achei muito legal quando me explicaram uma frase: "A boca fala do que o coração está cheio". Quer dizer que, se estamos tristes, falamos de coisas tristes e ruins. Se estamos alegres, conversamos sobre coisas belas e úteis, elogiamos as virtudes d

É bíblica a troca de presentes?

Biblioteca Sacra, vol. 12, páginas 153-155: " A troca de presentes entre amigos é característico tanto do Natal como da Saturnália, e os cristãos seguramente a copiaram dos pagãos, como o demonstra com clareza o conselho de Tertuliano ". O costume de trocar presentes com amigos e parentes durante a época natalina não tem absolutamente nada a ver com o cristianismo! Ele não celebra o nascimento de Jesus Cristo nem O honra! (Suponhamos que alguma pessoa que você estima está aniversariando. Você a honraria comprando presentes para os seus próprios amigos??... Omitiria a pessoa a quem deveria honrar??... Não parece absurdo deste ponto de vista?!...) Contudo, isto é precisamente o que as pessoas fazem em todo o mundo. Observam um dia em que Cristo não nasceu, gastando muito dinheiro em presentes para parentes e amigos. Porém, anos de experiência nos ensinam que os cristãos confessos se esquecem de dar o que deviam, a Cristo e a Sua obra, no mês de dezembro. Este é o mês em que m