Skip to main content

The Devil Wears Prada


A trama do filme é a seguinte: Andy Sachs (a atriz Anne Hathaway) acaba de se formar pela Universidade Northwestern. Embora saiba muito pouco sobre moda, vai trabalhar como assistente de Miranda, editora todo-poderosa da revista Runway.

Andy pensa que um ano trabalhando na Runway vai enriquecer seu currículo e ajudá-la a alcançar sua meta de conseguir um emprego de repórter na revista New Yorker. O problema é que Andy é totalmente inapropriada para seu novo emprego.

Nigel (Stanley Tucci, perfeito no papel), o braço direito de Miranda, olha para Andy e percebe o que está por vir. Mas são justamente sua ingenuidade e sua falta de conhecimento de moda que acabam garantindo o emprego a Andy. Todas as assistentes anteriores de Miranda, fashionistas devotas que corriam para cá e para lá em seus saltos-agulha, a decepcionaram. Então por que não experimentar a nerd?

Instalada na revista como assistente No. 2, subordinada à assistente No. 1, Andy é rapidamente submetida aos rigores do temperamento de Miranda.

O problema é que a moda é um negócio sério nos Estados Unidos, e a Runway pretende se manter no posto de "bíblia desse mundinho". Os padrões elevados só poderiam ser mantidos por uma editora "assassina".

Por isso, Miranda ¿ e, por algum tempo, também Andy ¿ priorizam o trabalho, sempre. Todo o resto ¿ marido, gêmeos e qualquer vida social fora do mundo fashion, no caso de Miranda, e, no de Anne, seu namorado (Adrian Grenier), amigos (Tracie Thoms, Rich Sommer) e um escritor sedutor (Simon Baker), vêm em um segundo lugar muito distante.

Com o tempo, fica claro que existe uma razão por trás da atitude insana de Miranda. Suas exigências incessantes são testes que visam expurgar da revista os funcionários que não estiverem à altura de sua própria busca implacável pela perfeição.

De fato, a moral final do filme ¿ de que isso não é maneira de se viver bem ¿ parece vazia, porque O Diabo Veste Prada deixa transparecer uma ambivalência inequívoca em relação à Runway. Com sua admiração relutante pelas criações fabulosas da alta-costura e o estilo de vida glamuroso associado a elas, o filme acaba idolatrando aquilo que, supostamente, se propõe a satirizar.

Comments

Anonymous said…
PERFEITO. Adorei sua análise. Mais confesso #AMO esse mundinho fashion de meoDeos

Popular posts from this blog

Feliz dia dos Pais 2

Derek Theler with the gorgeous baby girl who plays Emma (Ali & Suzanne Hartman). Imagens do seriado Baby Daddy

Palavrões

"Uma tarde eu me debrucei em minha cama, lendo um livro interessante. Um vento gostoso entrava pela janela, e eu me divertia, bastante concentrada em meu livro. De repente, comecei a ficar zonza e atordoada com uma barulheira que vinha não sei de onde... Olhei: era a minha tia. Ela havia entrado em meu quarto, xingando e reclamando sem parar. Parecia que o problema era o cão que espalhara lixo pelo jardim. Mas, que engraçado! A impressão que eu tive foi de que minha tia tinha espalhado um saco de lixo no meu quarto, e saído como se nada tivesse acontecido... Imediatamente, lembrei das vezes que falei palavrões. Como é desagradável uma pessoa que reclama de tudo, xinga os outros, pragueja quando algo acontece, diz palavrões! Achei muito legal quando me explicaram uma frase: "A boca fala do que o coração está cheio". Quer dizer que, se estamos tristes, falamos de coisas tristes e ruins. Se estamos alegres, conversamos sobre coisas belas e úteis, elogiamos as virtudes d

É bíblica a troca de presentes?

Biblioteca Sacra, vol. 12, páginas 153-155: " A troca de presentes entre amigos é característico tanto do Natal como da Saturnália, e os cristãos seguramente a copiaram dos pagãos, como o demonstra com clareza o conselho de Tertuliano ". O costume de trocar presentes com amigos e parentes durante a época natalina não tem absolutamente nada a ver com o cristianismo! Ele não celebra o nascimento de Jesus Cristo nem O honra! (Suponhamos que alguma pessoa que você estima está aniversariando. Você a honraria comprando presentes para os seus próprios amigos??... Omitiria a pessoa a quem deveria honrar??... Não parece absurdo deste ponto de vista?!...) Contudo, isto é precisamente o que as pessoas fazem em todo o mundo. Observam um dia em que Cristo não nasceu, gastando muito dinheiro em presentes para parentes e amigos. Porém, anos de experiência nos ensinam que os cristãos confessos se esquecem de dar o que deviam, a Cristo e a Sua obra, no mês de dezembro. Este é o mês em que m